Dicionário



A



Abadá = Camisolão comprido e folgado usado pelos nagôs, semelhante ao traje nacional de Nigéria.
Abadá-Capoeira = Grupo de capoeira criado pelo mestre Camisa.
Abalá = Corrutela do verbo abalar. "Por-se em movimento", "Ir para abaixo".
Acarajé = Bolinho da culinária, afro-baiana, feito de massa de feijão fradinho.
Adufe = Pandeiro quadrado, usado a mais de cem anos. A palavra vem do árabe ad-duff.
Agogô = Instrumento de percussão utilizado na capoeira, de origem africana, constituído por duas campânulas de ferro, e que se percute com vareta do mesmo metal.
Amazonas = Toque de Berimbau.
Angola = Nome de um país africano; um estilo tradicional de capoeira, a primeira capoeira, a mae da capoeira.
Angoleiro = Quem pratica o estilo angola.
Anum = Pássaro preto muito popular no nordeste do Brasil. A imaginação popular associa ao negro, de maneira jacosa. O termo vem do tupi anu, vulto preto, indivíduo negro.
Apelido = Nome de Gguerra dado para um jogador no curso dele treinamento, às vezes como separa de uma iniciação do batizado.
Arame = Fio de metal do berimbau, geralmente é arame de pneu.
Armada = Movimento em que o indivíduo posiciona-se lateralmente, gira o tronco, elevando a perna que está atrás, fazendo um semicírculo no ar.
Armada Pulada = Armada onde o capoeirista dá um salto dobrando a perna que está apoiada no chão.
Arrastão = Golpe onde o capoeirista coloca as mãos na parte externa das pernas do adversário e puxa-os para frente, com o objetivo de derrubá-lo.
Aruanda = Lugar onde moram os Orixás e as entidades superiores, para os adpetos dos cultos afro-brasileiros
Asfixiante = Soco aplicado na garganta do oponente.
Atabaque = Tambor primário utilizado na capoeira, feito com pele de animal distendida sobre um pau oco e percutida com as mãos.
Aú = Movimento acrobático conhecido como estrela, onde o indivíduo ergue uma perna depois a outra, ficando de ponta cabeça, com as mãos apoiadas no chão e as pernas abertas num ângulo de 180°, e em seguida cai com uma perna depois com a outra, fazendo um semicírculo no ar.
Aú Agulha = Estrela onde o indivíduo une as duas pernas no alto e, realizando movimento de repulsão com as mãos, dá um salto e cai em pé.
Aú Amazonas = O indivíduo dá um aú mortal, deita o corpo no ar e dá um giro de 360°, caindo em pé.
Aú bandeira = Salto com apoio ao berimbau onde o indivíduo une as duas pernas lateralmente.
Aú Camaleão = Estrela onde o indivíduo dobra o braço que sai em segundo lugar caindo na negativa.
Aú Chibata = Estrela com somente uma mão de apoio no chão, onde a mão de apoio é do mesmo lado da perna que inicia o movimento.
Aú de Coluna = Movimento onde o indivíduo inicia com uma meia-lua de compasso e quando sua perna está no alto, solta com a outra perna uma meia-lua de frente, caindo com a perna que iniciou o movimento, tirando em seguida a mão desse mesmo lado do chão, impulsionando a outra mão para finalizar o movimento caindo em pé.
Aú Dublê = Estrela em que o capoeirista quando está no alto vira a cintura em sentido de uma ponte com uma perna só, tira a mão contrária à perna do chão, dando impulso com a outra mão para subir o corpo e finalizar o movimento caindo em pé.
Aú Fininho = Estrela onde o indivíduo inicia apoiando somente uma mão no chão, para no alto na posição da bananeira e finaliza retornando ao mesmo lugar sem completar a estrela.
Aú Giro Completo = O mesmo que aú amazonas (ver ref.).
Aú Martelo = Estrela onde o indivíduo para no alto, planta bananeira e bate as pernas esticadas paralelamente.
Aú Morcego = Movimento em que o capoeirista coloca uma mão no chão e da uma estrela com as pernas dobradas, estica-as para frente, chutando o seu adversário com as duas pernas, e em seguida apoia a outra mão no chão, caindo em pé na posição do aú agulha.
Aú Mortal = Estrela sem as mãos no chão.
Aú Palito = Estrela em que o indivíduo para no alto, tira uma das mãos do chão, ficando na posição da bananeira com uma mão só, em seguida finaliza o movimento completando a estrela.
Aú Para Trás = O mesmo que roda gigante (ver ref.).
Aú Picado = O mesmo que aú martelo (ver ref.).
Aú Pico = O indivíduo faz uma estrela, abaixa, coloca a cabeça no chão e faz um pico.
Aú Pirulito = Movimento saindo da meia-lua de compasso, onde o indivíduo apoia somente uma mão no chão, gira o corpo e, em seguida, apoia a outra mão no chão completando uma volta de 360:.
Aú Quebrado = Estrela com os cotovelos apoiados no chão.
Aú Role = Estrela onde o capoeirista cai na negativa saindo num rolê.
Aú Santo Amaro = O indivíduo faz uma estrela e ao tocar uma perna no chão faz outra estrela para o lado oposto.
Aú Tesoura = Estrela onde o capoeirista para no alto e cai dando uma tesoura no adversário.
Aú Virgulino = Movimento em que o indivíduo sai na meia-lua de compasso, enverga o corpo e finaliza o movimento num aú agulha.
Aviso = Toque de berimbau usado para avisar a chegada do capitão-do-mato, feitor ou polícia.
Axé = É a boa energia que orixá dá ou nega.


B



Balão Cinturado = Golpe em que o indivíduo, de costas para o oponente, abaixa-se, encaixa sua cintura abaixo da cintura de seu adversário, fazendo uma alavanca, puxa-o pelos braços e arremessa-o no chão, lateralmente.
Bamba = Alguém perito no jogo físico ou verbal; perito do capoeira; que sabe tudo de capoeira.
Bananeira = Posição em que o indivíduo fica de cabeça para baixo com o corpo apoiado nas mãos e as pernas para cima.
Banda = O adversario da um martelo e o capoeirista entra segurando a perna com uma mão e o ombro com a outra passando uma rasteira na perna que esta no chão, atirando o adversario ao chão.
Banda de Costas = O adversário da uma meia-lua de frente, o capoeirista entra na vingativa, abaixa e segura com uma mão a perna do oponente, e com a outra o pescoço, arremessando-o de cabeça, por cima de suas costas.
Banda de Lado = O adversário da uma meia-lua de frente, o capoeirista entra na vingativa, abaixa e segura com uma mão a perna do oponente, e com a outra o pescoço, arremessando-o de cabeça para o chão.
Banzo = É a doença da tristeza, saudade, nostalgia.
Bará = Qualidade de Exu, deus nagô, mensageiro entre os demais deuses eo o homem.
Baraúna = Árvore de grande. É termo tupi de ybiráuna, a madeira preta.
Barravento = Termo náutico: "ladode onde sopra o vento". designa também o ato de uma perder o equilíbrio do corpo, como se sentisse uma ligeira tontura. Nome em que se dá a um toque litúrgico, nos camdomblés de "nação" Angola. É, também, designativo de um golpe.
Barravento = Um toque de atabaque para o maculele de facão.
Bate-Coxa = Variante da capoeira, dança ginástica do baixo São Francisco onde improvisa-se uma roda, o canto é do tocador de dança. A luta para quando um dos dois lutadores desiste.
Batizado = A cerimônia de iniciação do capoeira; batismo, onde ele faz o seu primeiro jogo oficial jogando com um profsso; evento em que os alunos recebem corda e trocam graduação na capoeira, isso ao toque do berimbau.
Batuque = Jogo semelhante à capoeira onde dois oponentes de pé, um defronte para o outro, dão pernadas, um no outro, cada um tentando derrubar o adversário; o pai de mestre Bimba era capião de batuque; foi a junção do batuque com a angola que Bimba Criou a regional.
Benção = Um pontapé frontal, que atinge o adversario com o solo do pe.
Berimbau de boca = Tipo de berimbau usado por velhos angoleses, e cuja corda, de capo-tambo, era dedilhada ou percutida com uma faca ou uma vareta, à medida que o tocador corria os dentes por ela para obter efeitos variados de som.
Besouro Mangangá = Lendário capoerista de Santo Amaro / BA.
Bico de Papagaio = Movimento acrobático em que o capoeirista apoia uma das mãos no chão, ao lado do corpo, elevando as duas pernas, chutando em direção ao próprio rosto com a perna contraria a mão de apoio.
Bico de Papagaio de Chão = Movimento acrobático, onde o indivíduo na posição da negativa, chuta para trás, primeiro com a perna estendida e simultaneamente chuta estendendo a perna que esta flexionada, retornando à posição inicial.
Bico de Papagaio de Cotovelo = Bico de papagaio onde o capoeirista apoia o cotovelo no chão ao invés da mão.
Bimba = Mestre de capoeira do passado que criou a capoeira regional; foi um dos capoeiras mais importantes de todos os tempos.
Biriba = Madeira da qual é feita o berimbau.
Bôca de Siri = Golpe onde o capoeirista puxa para frente, com os dedos médios e indicadores, a boca da calça das duas pernas do adversário com o objetivo de derrubá-lo.
Brincar = Para jogar gosta de uma criança.


C



Cabaça = Utilizado como o resonator no berimbau.
Cabeçada = Golpe traumatizante em que o capoeirista se lança de cabeça contra o adversário.
Cabecero = Corrutela de cabeceiro.
Calentar = Corrutela de acalentar. Em algumas cantigas: "fazer calar uma criança".
Cama de gato = Sequência de Gafanhoto.
Camafeu = Pedra semi-preciosa com duas camadas de cor diferentes.
Camará = Compadre; colega do capoeira; Corrutela de camarada; companheiro, parceiro de jogo e de roda; nas cantigas de a acepção de companheiro.
Camboatá = Um tipo de peixe pequeno que vive em água-doce. Ou, segundoTeodoro Sampaio, "o que anda pelo mato".
Candieiro = Uma especie de lanterna feita de lata que tem como combustivel o querosene.
Candomblé = Religião dos negros lorubá, na Bahia.
Capim Cortado = Negativa onde o indivíduo arrasta a perna esticada para trás, em movimentos circulares contínuos.
Capitão-do-Mato = Indivíduo que se dedica à captura dos escravos fugidos.
Capoeira = Jogo atlético, constituído por um sistema de ataque e defesa, de caráter individual e origem folclórica genuinamente brasileira, surgido entre os escravos bantos, procedentes de Angola, no Brasil Colônia, e que, apesar de intensamente perseguido até as primeiras décadas do séc. XX, sobreviveu à repressão e atualmente se amplia e se institucionaliza como pratica desportiva regulamentada.
Capoeira de Angola = Capoeira que surgiu na época da escravidão. Possui ritmo lento, trabalha com a ginga e malícia dos jogadores.
Capoeira Regional = Capoeira mais defensiva, onde os movimentos são mais rápidos, há a introdução de golpes de outras lutas e o jogador está quase sempre de pé. Tem caráter desportivo, é praticada com método, exercícios físicos, possui regras e pode ser praticada em campeonatos.
Capoeirista = Um jogador de capoeira
Carmo = Ladeira de bairro em Salvador na Bahia.
Cavalaria = Toque de berimbau usado na década de 20 para avisar a chegada do esquadrão de cavalaria do temível delegado de Polícia Pedrito (Pedro de Azevedo Gordilho) que teve sua ação contra os adeptos do candomblé e da capoeira no período de 1920 a 1927.
Caxinguelê = Menino pequeno que joga capoeira.
Caxixi = Saquinho de palha, provido de alga, que o tocador de berimbau segura juntamente com a vareta com que tange o instrumento.
Chamada ao Pé da Cruz = Chamada do jogo de angola que tem como objetivo testar a técnica de seu oponente e ao mesmo tempo é usada para o capoeirista descansar.
Chamada dos Capoeiras = Toque de berimbau avisando os capoeiristas que a roda está se formando.
Chapa = Golpe traumatizante em que o capoeirista, de lado para o adversário, eleva uma perna flexionada e estende chutando o abdômen do oponente com a planta do pé.
Chapa de Chão = Golpe traumatizante em que o capoeirista, de costas para o adversário e com as duas mãos e um pé apoiados no chão, eleva a outra perna flexionada e estende chutando o oponente com a planta do pé.
Chapa Giratória = Golpe onde o capoeirista gira o tronco aplicando a chapa.
Chapa Pulada = Golpe onde o capoeirista salta para frente aplicando a chapa no adversário.
Chapéu de Couro = Movimento que o indivíduo desce na negativa e sobe no martelo voador.
Chita = Espécie de tecido.
Chotão = Diz-se do burro que tem o passo incerto, saltitante.
Chula = Pequenas canções de improviso que seguem a ladainha; curto "improviso" de apresentação ou identificação entoado pelo cantador a título de abertura da sua composição.
Chulipa = Golpe traumatizante em que o capoeirista chuta primeiro o calcanhar do oponente e em seguida aplica o martelo.
Cintura Desprezada = Jogo de balão, ou seja, todos os movimentos em que o capoeirista arremessa seu adversário para o chão.
Cocorinha = Movimento de esquiva em que o jogador fica de cócoras, com uma mão defendendo o rosto e a outra apoiada no chão.
Coice de Mula = O capoeirista planta uma bananeira com as pernas flexionadas e estende batendo no peito do adversário.
Coité = Designa uma localidade no Estado da Paraíba.
Comprar de Jôgo = Um capoeira que está na roda batendo palma, entra e estende a mão para um dos jogadores, geralmente o que entrou primeiro, pedindo para que ele saia da roda para ele poder jogar. Depois outro capoeira faz o mesmo e assim vai.
Contragolpe = Contra ataque; para responder para uma iniciativa.
Contramestre = Um instrutor trabalhando sob orientação de um mestre em uma academia.
Corda = Corda feita de lã ou de nylon, que o capoeirista usa amarrada na cintura identificando sua graduação na capoeira ou no seu grupo. No Brasil não há uma homogeneidade entre os grupos de capoeira na forma de graduar os alunos.
Corridos = A própria denominação já traduz, ou lembra, a aceleração do ritmo que o caracteriza, juntamente com o nexo entre o verso do cantador e o refrão do coro que o repete parcial ou totalmente.
Corta-Capim = O mesmo movimento do capim-cortado com a diferença que o indivíduo arrasta a perna em sentido contrário, ou seja, para a frente.
Crocodilagem = Jogo duro que submete o capoeira a uma situação de inferioridade e deslealdade.
Cutilada = Golpe aplicado com a mão aberta e na posição horizontal atingindo o adversário com a ponta dos dedos.


D



Dá Volta ao Mundo = Geralmete quando o capoeira vai ao chão ou esta muito cansado ou alguem compra e ele quer fazer um jogo duro, o capoeira faz um sinal e da uma "volta ao mundo", ou seja, uma volta na roda sempre no sentido anti-horario, onde para agachado no pé do berimbau e começa a jogar de novo.
Defesa = Movimento defensivo ou resposta de movimento
Dendê = Planta da famíla das palmáceas, conhecida or dendezeiro. O dendê foi trazido para o Brasil pelos negros africanos. Para Alexandre da Silva Correa, os negros usavam dele para untar o corpo, ficar com a pele macia e lutrosa. "Os armadores de escravos, o fazem embar com eles ( dendês ); assim para temperar-lhe a escabrozidade das jasnas"; óleo de azeite-de-dendê, fruto do dendezeiro.
Desequilibrante = Movimento que desequilibra, derruba o adversário.
Desprezo = Soco aplicado lateralmente, com o dorso da mão.
Discípulo = Discípulo, estudante de um mestre do capoeira
Dobrão = Moeda utilizada para tocar o berimbau


E



Escala = Golpa frontal que o capoeira aplica com a face inferior da mão aberta no rosto do adversario; é um golpe muito rapido, preciso e causa muito estrago; movimento das mãos, golpe traumatizante aplicado com a parte inferior da palma da mão.
Espelho = Movimento onde o indivíduo da uma benção e desce na negativa, deixando esticada a perna que aplicou a benção.
Esporão = Golpe traumatizante em que o capoeirista cruza uma perna por trás da outra, deixando o corpo de lado, elevando a perna que esta na frente, flexionando-a batendo o calcanhar na cabeça do adversário.
Esquenta Banho = Luta de capoeira sem acompanhamento dos instrumentos, após a aula na Academia de Mestre Bimba; senha usada pelo Mestre Bimba para um jogo rápido, apressado.
Esquinado = Dança semelhante à capoeira, praticada no Norte, onde mulheres de um lado, homens de outro, avançam diagonalmente cantando.
Esquiva = Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e estende a outra para a frente encaixando o pé por trás do calcanhar do adversário, inclinando o corpo para o lado da perna flexionada, dando as costas para o golpe, sempre saindo ou se afastando deste.
Esquiva Lateral = Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e estende a outra para o lado, inclinando o corpo para o lado da perna flexionada, dando as costas para o golpe, sempre saindo ou se afastando deste.
Eu ia = Movimento em que o indivíduo ameaça dar uma benção e dobra a perna atrás da perna estendida, formando um "4".


F



Faca de Tucum = Faca de palmeira.
Fazenda Estiva = O local onde Mestre Camisa iniciou na capoeira
Fechar o Corpo = Para fechar o corpo
Feitor = Capataz.
Floreios = Movimentos acrobáticos no chao ou no ar, é todos os movimentos bonitos da capoeira, saltos, giros de mão ou de cabeça etc; a palevra vem de flor, que é uma coisa bonita, então é usada para chamar todos os movimentos bonitoes, que "enfeitão" a capoeira.
Formatura = Cerimônia de formatura para um novo mestre do capoeira
Fuga = Vôo, uma tipo de movimento defensivo.


G



Gaianum = Espécie de crustáceo da mesma famíla dos carangueijos.
Galopantes = Golpe lateral traumatizante aplicado com uma das mãos abertas, na lateral do rosto do oponente.
Gamelera = Corrutela de gameleira. Árvore de grande porte utilizada na fabricação de canoas, vasos e ganelas.
Gato = O mesmo que mortal (ver ref.).
Gereba = Nome próprio. Apelido de tipos populares.
Ginga = Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado, que exprime cadência ao jogo; o movimento do capoeira fundamental.
Godeme = Golpe traumatizante aplicado com o cotovelo.
Golpe = Greve ou sopro; atacando movimento.
Golpes Desequilibrantes = Golpes que visam tirar o adversário do eixo, desequilibrando-o.
Golpes Giratórios = Golpes em que o indivíduo gira o corpo soltando golpes.
Golpes de Linha = Golpes em que o individuo aplica de frente, sem girar o corpo. Ex.: ponteira, gancho, benção, martelo etc.
Golpes Traumatizantes = Socos, chutes e cabeçadas.
Gracejo = Movimentos de corpo e mãos que deixam a ginga mais bonita e atraente.
Graduado = É o estagio onde o capoeira ja tem um certo dominio da capoeira e já está preparado para dar aulas.
Grao-Mestre = O mais alto nivel que um capoeira pode chegar; dominio total da capoeira; existe poucos com este titulo.
Gravata = Golpe sufocante aplicado com o braço no pescoço do adversário.
Gravata Cinturada = Gravata onde o indivíduo é arremessado para trás, rolando sobre as costas do golpeador.
Gunga = Berimbau com uma cabaça bem grande.


I



Iaiá = Diminutivo de Sinhá, corrutela de Senhora.
Iaiá, Ioiô = Termos utilizados por escravos às filhas e filhos do mestre
Ioiô = Diminutivo de Sinhô, corrutela de Senhor.
Idalina = Jogo de capoeira com a utilização de navalhas; nome próprio personativo e nome de uma cidade da ilha de Chipre.
Iê = Interjeição que na capoeira significa silêncio e atenção; interjeição usada para interromper o jogo de capoeira na roda ou para substituir os jogadores; corrutela de ê! Uso exclusivo das cantigas de capoeira; .
Iemanjá = Orixá feminino, rainha do mar.
Ilha de Maré = Nome de uma ilha pertecente ao estado da Bahia.
Iniciante = Aluno que está iniciando na capoeira.
Instrutor = Estágio mais elevado que graduado, onde o aluno se prepara pra ser professor.
Iuna = Toque de berimbau sem canto criado por mestre Bimba, jogado por alunos mais avançados onde predomina os floreios na roda, é o "jogo bonito de se ver".
Iuna da Morte = Toque de berimbau em homenagem ao capoeirista que faleceu.


J



Jacobina = Cidade do setão da Bahia.
Jogador = Praticante de capoeira.
Jogar = Para jogar a capoeira.
Jogo de Compra Pela Volta ao Mundo = Quando um capoeirista sozinho ou dois capoeiristas correm em volta da dupla que esta jogando para entrar em substituição.
Jogo de Dentro = Jogo semelhante ao de Angola onde prevalece a técnica de seus praticantes.
Jogo de Fora = Jogo de capoeira regional.
Jogo de Traira = Jogo malicioso e traiçoeiro onde o capoeira tem prestar muita atenção para não se dar mal.
Jogo = A roda de capoeira; os movimentos que os dois capoeiristas fazem, um com ataque e o outro se defendendo e contra-atacando.


L



Ladainha = Canto usado para iniciar a roda de capoeira, onde o capoeirista narra uma estória ou período da escravidão ou enaltece algum capoeirista por seus feitos heróicos.
Ladeira da Misericórdia = Nome de uma rua em Salvador.
Ladeira de São Bento = Nome de uma rua em Salvador.
Lambaio = Bajulador, adulator.
Lampião = Nome próprio de Virgulino Ferreira da Silva, famoso cangaceiro do Nordeste do Brasil; também pode ser uma especie de lanterna, candineiro, usado pelo povo do interior, que tem óleo ou gás como combustivel.
Lapinha = Bairro de Salvador na Bahia.
Leque = Tapa de mão aberta com o dorso da mão.
Licuri = Palmeira silvestre que possui pequenos cocos.
Ligeiro = Rápido, rápido; ágil,ágil; desonesto.
Loiá = Contração de lá oiá, currutela de lá olhar.
Luanda = Nome de uma cidade africana e capital de angola.


M



Macaco Arrependido = O capoeirista faz um macaquinho, para no alto e retorna numa mola.
Macaco Pulado = Movimento acrobático em que o capoeirista apoia uma mão no chão e salta com os dois pés juntos de lado, tendo como alvo seu oponente.
Macaco Solto = O mesmo que gato (ver ref.).
Macaquinho = Movimento acrobático onde o indivíduo apoia uma mão no chão e salta de costas, tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo, apoiando a outra mão no chão, caindo em pé.
Macaquinho Pirulito = O capoeirista faz um macaquinho, para no alto e faz um aú pirulito.
Maculelê = Misto de dança de bastões, de Santo Amaro, remanescente dos antigos cucumbis, incorporada à capoeira e demonstrada em apresentações e cerimônias de batismo; dança guerreira.
Malandragem = Atividade do malandro; sinônimo para jogo do capoeira
Malandro = Traiçoeiro, mandigueiro, malícioso, esperto que tem um geito pra tudo; sujeito que não trabalha, que vive de espedientes.
Malevolente = Que tem má vontade contra alguém
Malícia = Decepção, trapaça, esperto, mal intencionado, astúcia, interpretação maldosa.
Mandinga = Truques e movimentos para enganar o adversário no jogo de capoeira.
Mandinguero = Corrutela de mandigueiro; capoeira qheio de truques, que joga com malícia, enganando o adversario; deriva de mandiga, feitiço, bruxaria; sinônimo ao jogador do capoeira; Originamente a palavra se refere a m grupo de negros africanos feiticeiros.
Mangangá = Homem do medicine; designa um inseto da classe dos dípteros.
Maracangalha = Designa um lugarejo no estado da Bahia. Famoso no mundo da capoeira, devido às inúmeras façanhas do terrível capoerista Besouro.
Martelo = Golpe traumatizante em que o indivíduo levanta a perna flexionada estendendo e chutando o rosto do adversário com o dorso do pé, tendo o pé de apoio e o tronco virados para o lado que a perna levantada chuta.
Martelo Cruzado = Golpe traumatizante onde o capoeirista ameaça dar uma rasteira e sobe aplicando um martelo.
Martelo Voador = Estrela onde o indivíduo levanta a perna sem tirar o outra do chão descrevendo um semi-círculo no ar, finalizando o movimento retornando à posição inicial.
Matrinxã = Peixe de água doce.
Meia-Lua de Chão = Golpe em que o indivíduo desce na negativa e sobe dando uma meia-lua de compasso.
Meia-Lua de Compasso = Golpe em que o capoeirista da um passo, ficando de costas para o oponente, flexiona uma perna, apoia as duas mãos no chão e ergue a outra perna descrevendo um semi-círculo no ar, retornando à posição inicial.
Meia-Lua de Frente = Golpe traumatizante em que o indivíduo, na posição da ginga, ergue a perna que esta atrás descrevendo um semi-círculo de fora para dentro no ar, retornando a posição inicial.
Mestrando = O estagio mais alto entre os alunos, é o estágio que antecede o mestre. Nele o capoeira já tem o dominio praticamente total da capoeira e é ai onde ele vai criar uma filosofia desenvolver um granande trabalho na capoeira.
Mestre = O caopeira mais com o nivel mais elevado de todos, é o professor, é o que cria novas tecnicas e ensina a todos os alunos.
Mocambo = Comunidade do escravo passageira.
Moeda = Moeda utilizada para tocar o berimbau
Mola = Sequência de gafanhoto.
Moleque = Geralmente usado para designar meninos de rua, sem ocupação; negrinho; meninos de pouca idade.
Morão = Corrutela de mourão. Designa, entre outras coisas, o que é duro, resitente.
Mortal Chutado = Movimento acrobático onde o indivíduo da um ponteiro, virando em seguida um salto mortal de costas.
Mortal de Costas = Movimento acrobático onde o indivíduo salta de costas sem tocar as mãos no chão, caindo em pé.
Mortal de Frente = Movimento acrobático onde o indivíduo salta para frente sem tocar as mãos no chão, caindo em pé.
Mortal de Perna = Salto onde o capoeirista estende uma das pernas e o seu companheiro segura-a jogando para cima para ajudá-lo a fazer um salto mortal.
Mortal Duplo = Mortal onde o indivíduo da dois giros no ar.
Mortal Esticado = O indivíduo da um salto mortal, esticando o corpo no alto.
Mortal Meia-Pirueta = Mortal onde o indivíduo da um giro de 180: no ar.
Mortal Pirueta = Movimento acrobático onde o capoeirista da um salto mortal fazendo um giro de 360 graus no ar em rotação do tronco e por cima dele mesmo (gira em dois sentidos ao mesmo tempo) , caindo em pé.
Mutum = Ave galinácea da familia dos gracideos.


N



Navalha = Instrumento cortante, usado no jogo de capoeira no início do século, que consta de uma lâmina e de um cabo com dispositivo para resguardar o fio da mesma lâmina, quando se fecha.
Negacas = Sucessão de movimentos para experimentar a guarda do oponente.
Negagas = Sucessão de movimentos para experimentar a guarda do oponente.
Negativa = Movimento de esquiva em que o jogador tendo uma das mãos apoiada no chão e a perna do mesmo lado estendida para a frente, senta-se agachado na outra perna e defende o rosto com a outra mão.
Negativa de angola = O indivíduo na posição da negativa apoia as duas mãos no chão do lada da perna que esta estendida e olha para o adversário por baixo do braço do lado da perna que esta dobrada.


O



Ogum = Orixá do ferro, é guerreiro e simbolo do trabalho.
Orixá = Dividade africana das religiões afro-brasileiras, especialmente Gege-nagô; são os deuses africanos e podem ser compreendidos como "espiritos da natureza": água, vento, raio, trovão, arco-íris, folhas, matas, ou seja,as forças da natureza divinizadas. Cada um dos orixás tem seu propri ritual, que se diferencia nas cores, rezas, comidas, oferendas, horários etc. A boa energia que orixá dá ou nega é conhecida por "axé".
Oxalá = O grande orixá, sincretizado pelos negros com Jesus Cristo; orixá da totalidade, criador do homem.
Oxossi = Orixá da caça e das matas, Associado à lua e à noite.
Oxum = Òrixá dos rios, dos regatos, das fontes, da água doce.


P



Pandeiro = Instrumento de percussão, utilizado na capoeira, composto de um aro circular de madeira guarnecido de soalhas, e sobre o qual se estica uma pele, que se tange batendo com a mão, com os cotovelos, nos joelhos e até mesmo nos pés.
Papai Quero Voar = Mortal onde o indivíduo é ajudado por um colega que coloca as mãos com as palmas viradas para cima em baixo dos seus pés dando impulso para realizar o movimento.
Parada de Força = Toda parada de mão em que os pés apontam para o chão e o indivíduo utiliza de força física.
Parada de Mão = O mesmo que bananeira (ver ref.).
Parada de Sete = Ponte onde o indivíduo tira os pés do chão, segurando o corpo com a força de suas mãos.
Parafuso = Movimento em que o indivíduo da uma armada e simultaneamente chuta um martelo com a outra perna, caindo primeiro com a perna que deu a armada e depois com a que deu o martelo, finalizando o golpe na mesma posição.
Parafuso Mortal = Parafuso em que o capoeirista une as duas pernas no alto e cai com as duas pernas ao mesmo tempo.
Passada = Movimento que o capoeira faz geralemnte para derrubar ou passar para as costas do adversario.
Pastinha = Mestre de capoeira muito famoso e um dos mais importantes, pois foi ele que "criou" a capoeira angola, que é a base de toda a capoeira, ele pegou aquela capoeira de rua e deu objetivos e fundamentos passando a ensinar em academias.
Patuá = Amuleto protetor.
Pé do Bermibau = Posição em frente ao berimbau
Pedrito = Diminutivo de Pedro, nome próprio designa de um chefe de polícia da Bahia ( Pedro de Azevedo Gordilho ), famoso pela perseguição aos capoeristas e aos camdomblés.
Pião = Movimento em que o indivíduo apoia a cabeça e as mãos no chão, abre as pernas, da um impulso com as mãos tirando-as do chão e da um giro de 360:.
Pisao = Golpe traumatizante onde o capoeira lança rapidamente a perna que está atras da ginga contra o adversario, atingido a regiao do abdomem com o calcanhar.
Ponte = Posição em que o indivíduo enverga o corpo para trás, ficando com os pés e as mãos no chão na posição de uma ponte.
Ponteira = Golpe de linha em que o capoeirista ergue a perna estendida e chuta o adversário com o peito do pé.
Preto Limão = Nome próprio de um famoso violeiro.
Pulo do Gato = Salto de costas em que o indivíduo coloca as duas mãos no chão gira e cai em pé.
Pulo do Gato de frente = Salto para frente com as duas mãos no chão.
Puxada de rede = Peça teatral, encenada por capoeiristas, que simula uma pescaria, e geralmente é demonstrada em apresentações e cerimônias de batismo.


Q



Quadra = As quadras são pequenas ladainhas com versos composto de 4 a 6 linhas sem interrupção, de conteúdo variável, algumas vezes fazendo sotaques ou advertências jocosas a algum companheiro ou a fatos ou lendas da roda.
Quebra-Bunda = Variação da capoeira, "dança de velho", quadrilha rural sem a participação de mulheres.
Queda = Caminho básico para perder vantagem no jogo
Queda de Quatro = Cocorinha ou esquiva onde o indivíduo enverga o corpo para trás e apoia as duas mãos no chão.
Queda de Rim = Movimento em que o indivíduo, na posição da negativa, flexiona o braço do lado da perna que esta estendida, deixa as duas mãos paralelas e eleva as duas pernas para cima.
Queda de três = Cocorinha ou esquiva onde o indivíduo enverga o corpo para trás e apoia as duas mãos no chão e deixa uma pé levantado com se fosse uma ponteira para se defender do oponente.
Queixada = Golpe em que o capoeirista cruza uma perna por trás da outra, ficando de lado para seu adversário, levantando a perna que esta na frente descrevendo um semi-círculo no ar, retornado à posição inicial.
Queixada de Frente = Golpe em que o indivíduo levanta a perna que esta atrás no movimento da ginga, descrevendo um semi-círculo de dentro para fora no ar, retornado à posição inicial.
Queixada de Gancho = O mesmo que esporão (ver ref.).
Queixinho = Chute frontal em que o adversário ergue a perna flexionada, estendendo-a com o objetivo de chutar embaixo do queixo do adversário, parece a ponteira.
Quilombo = Abrigo de escravos fugidos; comunidade do escravo passageira; lugar onde se escondiam escravos fugidos, sendo Palmares o mais famoso


R



Rabo de Arraia = Meia-lua de compasso sem as mãos no chão.
Rapa = Jogo semelhante à capoeira, praticado nos quarteis, morros e terreiros onde um indivíduo no centro de uma sala, com outros ao redor, ginga e subitamente aplica uma banda ou uma rasteira em um dos participantes.
Rasteira = Golpe desequilibrador em que o capoeirista, apoiado numa das mãos, se agacha sobre uma perna, enquanto a outra, esticada, descreve um semi-círculo para a frente, procurando arrastar e derrubar o adversário.
Rasteira Baiana = Rasteira onde a perna que arrasta o adversário, descreve um semi-círculo para trás. Pode ser chamada de rasteira ao contrario.
Roda = Círculo formado por capoeiristas onde duas pessoas, ao centro, jogam capoeira, sendo substituidas por outras ao decorrer do jogo, enquanto as pessoas que estão em volta batem palmas e respondem ao coro cantado e tocado por capoeiristas.
Roda de Pau = Jogo de capoeira mais agressivo, com golpes traumatizantes, onde o capoeiristas estão quase sempre de pé e têm como alvo acertar seu oponente.
Roda Gigante = Movimento em que o indivíduo faz um macaquinho em pé, jogando uma perna e depois a outra.
Rolamento de Costas = Movimento que se faz girando o corpo, para trás, sobre a cabeça, e voltando a posição normal.
Rolamento de Frente = Movimento que se faz girando o corpo, para frente, sobre a cabeça e voltando a posição normal.
Rolamento de Lado = Movimento que se faz girando o corpo, para frente ou para trás, sobre a cabeça e caindo de lado.
Role = Movimento onde o capoeirista desce na negativa fazendo uma volta de 360: para o lado da perna que esta estendida, retornado a posição inicial.


S



S Dobrado = Ameaça de rasteira onde o capoeirista na posição da negativa, chuta para trás com a perna que esta estendida, subindo num macaquinho.
Saída = É o começo do jogo onde os jogadores saem do pé do berimbau e vão para o centro da roda jogar.
Samanco = Toque de berimbau.
Samba de Roda = Roda de capoeira para homens e mulheres, sempre em casais, onde estas sambam, e se divertem.
Samba Duro = É o samba só para homens onde eles sambam e emitem golpes tentando derrubar os adversarios.
Santa Maria = Toque de berimbau.
São Bento = É o santo protetor dos capoeiras.
São Bento de Bimba = Toque de berimbau.
São Bento Grande = Toque de berimbau.
São Bento Pequeno = Toque de berimbau.
Sapinho = O capoeirista faz uma negativa, trocando-a de um lado para o outro sucessivamente.
Sapucaia = Gênero de árvore da família das lecitidárias.
Semente da Liberdade = Peça teatral que ilustra o tempo da escravidão, encenada nas cerimônias de batismo e apresentações de capoeira.
Senzala = Local onde morava a escravaria, sob o comando de um Senhor; també é um grupo de capoeira.
Seqüência = Seqüência de movimentos aprendida por jogadores em estilo Regional
Sinhá = Corrutela de Senhora.
Sinhô = Corrutela de Senhor.
Sucuri = Espécie de cobra grande que vive especialmente nos rios e pantanos.
Suicida = Salto para cima seguido de rolamento.


T



Tucúm = Faca de madeira utilizada no jogo de capoeira praticado no ínicio do século.
Telefone = Tapa que se aplica, simultaneamente, com as mãos em concha, nos dois ouvidos do adversário.
Tesoura de Costas = Golpe desequilibrador em que o capoeirista entra numa rasteira baiana, coloca uma das mãos no chão, jogando a outra perna no abdômen do adversário, derrubando-o para trás.
Tesoura de Frente = Golpe desequilibrador em que o capoeirista entra numa rasteira de frente, jogando a outra perna no abdômen do adversário, colocando as duas mãos no chão, derrubando-o para trás.
Tesoura de Pescoço = Golpe desequilibrador em que o capoeirista, apoiado com as mãos no chão, procura prender com as pernas o pescoço do adversário para derrubá-lo.
Tesoura Voadora = Tesoura de frente onde o indivíduo pula no seu oponente para aplicar o golpe.
Tombo da Ladeira = O capoeirista da uma estrela, o oponente entra em baixo do golpe, aplica uma cabeçada e puxa-o em seguida pelos braços, arremessando-o para frente, o capoeirista sai num mortal de frente.


V



Vadiar = Jogar capoeira por prazer, por divertimento; na época da escravidão a vadiação era o lazer nas horas de descanso.
Vara ou Verga = Pedaço de madeira que é o corpo do berimbau
Vingativa = Golpe em que o indivíduo posiciona-se lateralmente e coloca uma das pernas atrás das pernas do adversário empurrando-o para trás com o braço aberto.
Voadora = O capoeirista corre e aplica uma chapa pulada.
Volta ao Mundo = Quando dois capoeiristas interrrompem o jogo correndo compassadamente em círculo e descansando em seguida.
Vôo do Morcego = O indivíduo corre e salta com os dois pés juntos no adversário.


Z



Zun-zun-zun = Fofoca, comentários.